DICAS DE ESTRATÉGIA / MEIO-JOGO. Parte2

DICAS DE ESTRATÉGIA – iniciantes e experientes / parte2



O Meio-Jogo

O meio-jogo é a fase medular da partida de xadrez. A sua extraordinária complexidade, a sua infinita riqueza de possibilidades fogem a uma sistematização simples e eficiente, como tem sido realizada nas aberturas e em grande número de finais.
Já se viu que, em termos gerais, o material e tempo constituem os elementos essenciais no xadrez. Znosko-Borovsky (veja estratégia para os experientes na parte 3) especifica mais profundamente, considerando que espaço e tempo são as condições nas quais uma partida de xadrez se desenvolve, e o elemento ativo é a força. O tempo e o espaço são o produto revelador da força. Estes três elementos realizam e decidem a partida de xadrez. A vantagem em um ou mais elementos pode significar a vitória.
Há posições especiais com singulares possibilidades táticas. Mas em geral, a superioridade em um ou mais elementos poderá ser explorada por meio de:

a) ataque
b) manobras preparatórias
c) simplificação (que conduz a final)
Da sua parte, o jogador que se achar em inferioridade poderá tentar remediar a sua posição mediante:
a) defesa passiva
b) contra-ataque
c) troca de material (aliviar a pressão)
d) simplificação (que conduz a final)

Nota: A simplificação pode significar a salvação para quem está perdendo ou vitória para quem está ganhando. O fator que determina se a simplificação é favorável ou não é o caráter da posição. (veja estratégia para os experientes).


Postar um comentário

Post a Comment (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem