MUNDIAL DE XADREZ: CARLSEN 1-0 KARJAKIN, JOGO 10. Magnus está de volta!

Magnus Carlsen venceu Sergey Karjakin e empata o match.  


A partida poderia ter sido empate se Karjakin forçasse em vez disso, Magnus conseguiu um final ligeiramente melhor e dominou. Sergey parecia ter montado a defesa, mas a desatenção pois tudo a perder. 
Jogaram uma Ruy Lopez, e desta vez Magnus volta a ser o velho jogador que tira o adversário do "livro" a todo custo.
Karjakin começou a gastar tempo com lances aparentemente simples. Magnus tinha uma vantagem, mas  jogou fora trocando. Após 20.Nd2 temos o momento crítico no jogo e talvez todo o Campeonato.
20 ... Nxf2 +! Iria terminar o jogo rapidamente após 21.Kg2 Nh4 +! 22.Kg1 (22.gxh4 Qg6 + e o branco é um peão com uma estrutura quebrada) 22 ... Nh3 + 23.Kh1 Nf2 + e uma repetição. Sergey disse que ele tinha visto 20 ... Nxf2, mas depois de 21.Kg1 Nh3 + 22.Kg2 ele tinha perdido o jogo.

A sequência que se seguiu foi muito intrigante. Na próxima jogada Magnus novamente permitiu um empate forçado, embora um muito mais difícil de ver, enquanto a sua jogada depois que também foi apressado. A seqüência continuou com 26.Rfe1.
Será que Magnus disse j'adoube? Em qualquer caso, se ele fosse forçado a jogar por causa do toque-movimento ele poderia com segurança ter jogado 26.f3. Isso não foi tudo o que era estranho sobre o movimento, embora
A partir desse ponto, Magnus começou a cuidar de uma vantagem de espaço e na coordenação, enquanto Sergey se ficava na defesa firme.

Karjakin errou ao subestimar os planos diabólicos de Magnus 55.Rd2-d3 parecia ser uma jogada sem tanto efeito, e mais tarde Sergey admitiu, frase dele na entrevista:
"Quando ele jogou 56.Rb1 eu pensei que talvez Magnus quer ganhar algum tempo para chegar ao controle de tempo [no movimento 60]. De alguma forma eu não percebi que ele quer jogar b5 agora, e depois desse erro eu provavelmente estou perdido."
Computadores afirmam que 56 ... Rhh7 foi uma jogada perdedora.

A partir desse momento Magnus foi tecnicamente vencedor, embora  foi só no fim que ele tinha certeza de que conseguiria vencer.


 
É claro que nenhum jogador precisa jogar por uma vitória a qualquer custo nos dois jogos restantes, mas Magnus especialmente está provavelmente esperando evitar o desempate. Sergey, por sua vez, terá as brancas no próximo jogo, quando a sua capacidade de se impor e ser o campeão será posta à prova.


FONTE: CHESS24  
 
VEJA PARTIDA COMPLETA CLIQUE AQUI.  
10ª PARTIDA CARLSEN 0-1 KARJAKIN
 


 
   
     

Postar um comentário

Post a Comment (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem