TRUQUES E FUNÇÕES SECRETAS DO PEN DRIVE




Práticos e portáteis, os pen drives surgiram para acabar com o incômodo processo de carregar disquetes e até mesmo CDs. Capazes de comportar até 100 GB de conteúdo, eles são dispostos no mercado em diversas formas, modelos, cores e capacidade de armazenamento. No entanto, eles também escondem funções inusitadas, tais como: dar boot em um computador, entrar na internet, aumentar a capacidade de segurança de seus dados e muito mais. Abaixo você confere seis desses truques e “funções secretas”.

1 – Aumentar a segurança dos arquivos
Você pode criptografar seu pen drive para aumentar a segurança dos dados. Para isso, é preciso adicionar uma senha pessoal para acessar os arquivos. Dessa forma, quando você plugar o dispositivo, precisará de uma confirmação de senha para seguir em frente. Esse recurso é feito pelo computador através de programas especializados, como o chamado BitLocker, por exemplo.

2 – Aumentar a segurança no computador
Por meio de programas específicos, como o Predador, você pode deixar seu PC mais seguro apenas utilizando um pen drive. Esses programas transformarão o dispositivo em uma chave de acesso para o computador, que será atualizado automaticamente, e ainda monitorará o funcionamento do sistema. Assim, quando o pen drive for retirado, o PC será novamente bloqueado, evitando que qualquer pessoa acesse seus dados.

3 – Conectar na Internet
Você pode copiar as informações da sua rede sem fio particular e pré-programar um acesso por meio do pen drive. Isso será bem útil para quem tem vários computadores em casa e não quer ficar perdendo tempo configurando cada um deles com os dados da rede. O processo é feito pelo próprio sistema, e clicando aqui você confere um tutorial para fazê-lo.

4 – Aumentar a velocidade de processamento e dar um ‘up’ na memória RAM
Através do pen drive você também pode aumentar a velocidade de processamento do PC e ainda dar uma melhorada na memória RAM. Para fazer isso, você precisará instalar programas específicos, como o eBoostr, capaz de criar um método de expansão da RAM, via entrada USB 2.0. Nos computadores mais antigos esse processo pode ajudar a melhor na lentidão do sistema.

5 – Aliviar a memória do celular
Se o seu celular não tem memória expansível, este é um ótimo recurso. Se você comprou um smartphone com pouca memória, pode adquirir um pen drive para celular, que funciona por meio da entrada do carregador e funciona como um convencional. Nele você armazenar fotos, vídeos e demais arquivos, sem precisar utilizar um computador. Os modelos disponíveis no mercado comportam sistemas de iPhones e Androids e os preços variam entre R$30 e R$600.

6 – Pode ser usado para iniciar um sistema e formatar um computador
Você também pode utilizar seu pen drive para ligar um computador (boot). Esse truque pode ser útil se você estiver tentando instalar um sistema operacional em um computador que não possui leitor de CDs ou DVDs. O processo para a instalação de um novo sistema operacional na máquina pode ser feito por meio de uma plataforma mais recente da Microsoft, para Windows 10, liberada gratuitamente para os usuários. Ainda, é possível formatar um computador apenas pelo pen drive, conforme explicado neste tutorial.

FONTE DE PESQUISA
[ Techtudo ] [ Foto: Reprodução / Internet ]

Postar um comentário

Post a Comment (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem