LCD ou LED Qual a diferença, vantagens e desvantagens




Ao comprar seu computador, notebook ou netbook vem as opções de monitor LED ou LCD, e com elas a grande dúvida ?Qual comprar??. Há uma série de fatores a se analisar. Confira as vantagens e desvantagens de cada um.
LCD
 O monitor LCD é formado por uma tela de cristal líquido iluminada por trás (backlight) por uma lâmpada CCFL (fluorescente), que emite luz branca e que ilumina as células de cores primárias (verde vermelha e azul).
Vantagens:
Ideal para salas iluminadas: por ter uma imagem mais opaca que a LED, devido a película sobre o cristal líquido, o monitor emite menos luz e diminui o efeito da iluminação ambiente sobre os olhos.
? Ideal para imagens estáticas: como as de filmes e jogos de computador mais lentos e para leitura e produção de textos muito longos.
? Preço mais baixo: um pouco inferior ao dos monitores LED.

Desvantagens:
Imagem opaca e translúcida: o que dá menos brilho à imagem.
? Menor definição de cores: como a imagem é mais opaca, as cores são menos reais.
? Oscilação de brilho: devido a emissão de luz das lâmpadas CCFL oscilarem, o brilho da imagem também não se mantém muito estável durante toda a transmissão.
? Uso de mercúrio.
? Maior gasto de energia.
? Mais espessas: devido as lâmpadas CCFL, que são maiores que as LED.

LED
Um monitor LED tem aparência e funcionamento muito parecido ao do monitor LCD, a principal diferença é o tipo de lâmpada usada no backlight (fundo do monitor) para gerar as imagens. As imagens são geradas a partir da iluminação de diodos de luz (as lâmpadas LED), que não levam mercúrio em sua composição.
Vantagens:
Cores mais vivas e puras: como o cristal líquido filtra melhor esse tipo de luz a definição das cores é melhor.
Não há perda de brilho: como a lâmpada de LED não oscila a emissão de luz, o brilho se mantém por igual. Isso também possibilita uma regulagem de luz mais precisa.
Não há alteração de cores durante a transmissão: como o brilho não oscila e as cores são bem definidas, não a mudanças dos tons reais da cor, nem mudanças da cor de uma mesma imagem na transição de cenas.
Não usam mercúrio: diferente das lâmpadas CCFL usadas no monitor LCD, as LED não usam mercúrio. Uma garantia de não poluição do solo ou das águas no futuro.
Podem ser mais finos que os LCD: algumas chegam a 3 cm de espessura.
Baixo nível de consumo de energia: até 40% menor que um LCD.

Desvantagens:
Preço mais elevado: não chega a ser uma desvantagem de fato, já que a economia de energia como tempo acaba compensando a diferença no valor.
Com essas dicas, escolha qual monitor se encaixa ao seu perfil e divirta-se com seu computador, fixo ou móvel.

Postar um comentário

Post a Comment (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem