O QUE CAI EM CONCURSOS SOBRE INFORMÁTICA



Está série de revisão foi criada exclusivamente para quem está em período de preparação para enfrentar uma seleção pública que selecionar candidatos para ocupar uma das milhares de vagas oferecidas anualmente pelos governos municipais, estaduais e federal.
Para indivíduo que almeja um cargo, um ofício, um emprego, uma vaga, elaborei um pequeno resumo contendo as noções básicas para pessoas compreender o funcionamento da informática.

Informatica para concurso básico 

Redes de computadores
Chamamos de redes de computadores porque estabelecem a forma-padrão de interligar computadores para o compartilhamento de recursos físicos ou lógicos. Esses recursos podem ser definidos como unidades de CD-ROM, diretórios do disco rígido, impressoras, scanners, placa de fax modem etc. Saber definir que tipo de rede e que sistema operacional deve ser utilizado, bem como efetuar a montagem desse tipo de ambiente, é um pré-requisito para qualquer profissional de informática que pretende uma boa colocação no mercado de trabalho.
A tecnologia de rede chegou ao estágio da massificação no momento em que os computadores começam a se espalhar pelo mundo comercial, quando programas complexos multiusuário começam a ser desenvolvidos (e-mail, banco de dados, internet ). Os componentes para sua montagem (hardware , software, infraestrutura e acessórios) podem ser encontrados em qualquer loja especializada em informática, sendo esses elementos procedentes de dezenas de fabricantes.
• Protocolo
Em informática , um protocolo é uma convenção ou padrão que controla e possibilita a conexão, comunicação ou transferência de dados entre dois sistemas computacionais. De maneira simples, um protocolo pode ser definido como “as regras que governam” a sincronização da comunicação. Os chamados “protocolos” são tecnologia criadas para a comunicação de dados entre computadores.
O nome TCP/IP refere-se a Transmission Control Protocol e Internet Protocol, desenvolvidos ni inicio da década de 1980, rapidamente tornou-se o protocolo padrão. A internet residencial – somente para ilustrar – funciona com esse protocolo. Quando você contrata as serviços de uma operadora para ter o seu computador pessoal conectados á grande rede mundial de computadores, um protocolo é instalado para que você tenha acesso a partir de sua residência. Um endereço IP uma sequência numérica, por exemplo, o que pode ser visto a seguir 200.134.243.1.
O que são Cookies
Cookies são pequenas informações que os sites visitados podem armazenar no browser. Estes são utilizados pelos site de diversas formas, tais como:
•guardar a identificação e senha quando o usuário visita sites;
•manter listas de compras ou listas de produtos preferidos em sites de comércio eletrônico.
•personalizar sites pessoais, quando se escolhe o que prefere que seja mostrado nas páginas.
•manter a lista das páginas visitas em um site, para estatística ou para retirar as páginas que o usuário não tem interesse dos links.
Skype
O skype é um software gratuito, que permite a comunicação online através de voz e vídeo. O serviço não é um comunicador instantâneo comum, pois apresenta muitas funcionalidades que nenhum outro oferece. Com ele, o usuário pode realizar chamadas de skype para skype, ligar para telefones fixos e móveis, ter um número online, fazer conferências, videochamadas, compartilhar imagens e documentos, além de outras coisas. Uma de suas grandes vantagens é a possibilidade de fazer chamadas internacionais sem pagar a tarifa de DDI.
Rede social
Encontrar pessoalmente com os amigos para conversar nem sempre é possível. Mas, hoje em dia, um usuário de computador pode manter contato com seus amigos, mesmo que eles estejam longe. Por meios das redes sociais, uma pessoa pode se comunicar pelo MSM, Orkut, Facebook, Twitter, Ning, Myspace, Youtube e muitas outras ferramentas para interação online.
Outlook Express
O correio eletrônico, ou e-mail, é similar ao serviço postal (correios). Surgiu com o objetivo de facilitar a comunicação e a troca de ideias entre as pessoas que estavam construindo e experimentando a internet, já que os documentos e mensagem puderam ser encaminhados e recebidos instantaneamente.
Depois que o e-mail ou correio eletrônico começou a ser utilizado, a velocidade da comunicação aumentou sensivelmente. Tudo que o usuário precisa ter para esse serviço funcionar a seu favor é um computador conectado á internet e poderá se corresponder (enviando/recebendo mensagens) com outras pessoas que tenha a esse sistema. Com o Microsoft Outlook, o usuário pode agendar informações sobre seus negócio e seus amigos em uma lista de contatos, organizar suas mensagens criado pastas de armazenamento separadas por assuntos ou temas específicos, e ainda encaminhá-las para outros usuários.
Internet e Intranet
Uma intranet é uma rede de propriedade privada, construída sobre a arquitetura TCP/IP, que disponibiliza os mesmos serviços de comunicação da rede mundial internet. Designamos o conglomerado de redes em escala mundial de milhões de computadores interligados pelo TCP/IP que permite o acesso a informações e todo tipo de transferência de dados. Ela carrega uma ampla variedade de recursos e serviços, incluindo os documentos interligados por meio de hiperligações da World Wid Web (internet) e a infraestrutura para suportar correio eletrônicos e serviços como comunicação instantânea e compartilhamento de arquivos.
Nomenclatura da Rede (URL)
A internet é um complexo mundo de informações contendo textos, imagens, áudio e vídeo. Uma informação na rede pode ser um endereço de e-mail, website, servidor de FTP, mas qualquer que seja, ela será encontrada por meio de uma URL (Uniform Resurce Locator), um endereço que conecta o usuário a uma determinada página.

Postar um comentário

Post a Comment (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem